Pesquisa

Desde 2016 o tema da Cannabis Medicinal foi levado para a FIOCRUZ por um grupo de Associações de Pacientes, médicos, pesquisadores e ativistas. Desde então criamos um Grupo de Trabalho com objetivo de atender algumas demandas de saúde pública que envolvem o tema.
Em 2020 a APEPI assinou um Protocolo de Cooperação com o Instituto de tecnologia em Fármacos com a Fiocruz/Farmanguinhos. A ideia é desenvolver um programa de mútua cooperação no campo da Cannabis Medicinal.

Em janeiro de 2021 foi realizada uma visita técnica ao projeto 10 mil plantas e o objetivo da Associação é que a Fazenda seja uma unidade modelo de Farmácia Viva/Verde, para que toda a cadeia produtiva da semente a paciente, seja passível de certificação pelo Ministério da Saúde.

 

 

 

 

 

 Em 2020 a APEPI assinou um Protocolo de Cooperação com o Instituto de tecnologia em Fármacos com a Fiocruz/Farmanguinhos. A ideia é desenvolver um programa de mútua cooperação no campo da Cannabis Medicinal.

Parcerias de pesquisa

Em 2019 a APEPI firmou parceria de acordo de pesquisa com IFRS para estudo dentro do programa de cooperação e intercâmbio direcionadas à implementação de ações de colaboração técnico-científico, para execução de atividades de pesquisa aplicada, extensão, ensino, desenvolvimento tecnológico e inovação, consultorias, análises e serviços tecnológicos. O projeto tem por objetivo estudar os terpenoides sintéticos e naturais. A Apepi fornece óleos feito artesanalmente para o projeto que ainda está em andamento. Para saber mais entre em contato com o Instituto, Ana Paula – (54) 99710-2817 (estagiária do programa).

Em 2016 a Apepi coordenou uma campanha de captação de recursos para um projeto de extensão universitária na UFRJ, sendo a primeira Universidade do Brasil a oferecer análises de produtos a base de cannabis para pacientes. O Projeto Farmacannabis teve uma projeção nacional, mas o projeto não teve continuidade por questões internas da universidade: https://www.facebook.com/FarmaUFRJ
Plataforma do Catarse www.catarse.me/farmacanabis - utilizada para arrecadação de fundos para o projeto
Workshop de extração de canabinoides feito por professoras, alunos e associados da Apepi em um dos laboratórios da UFRJ
Laudo de um dos resultados de óleo artesanal da Apepi feito artesanalmente em nosso laboratório

Em março de 2020 fizemos uma parceria com o laboratório de Análises Toxicológicas da Unicamp para analisar os óleos da Apepi, seriam analisados 10 canabinóides, terpenos, microorganismos e metais pesados. Com essas análises conseguiríamos ter um óleo mais estável e oferecer aos pacientes e médicos informações mais precisas. A Unicamp acabou fechando com o COVID-19. Estamos aguardando sua reabertura para fazer as análises.