Foi aprovada lei municipal para distribuição gratuita no SUS de medicamento à base de Cannabis

A Câmara de Vereadores de Paty do Alferes, cidade que tem o privilégio da presença da Fazenda Sofia Langenbach, sede campestre da APEPI (Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal), acaba de protagonizar um momento histórico para a comunidade. Em uma decisão que traz esperança e alívio para muitos, foi aprovada uma lei municipal que visa a distribuição gratuita de medicamentos à base de Cannabis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Essa conquista notável é também fruto da visita dos Vereadores Denilson Ligeirinho e Rominho à sede da APEPI, onde puderam conhecer de perto todo nosso trabalho e profissionalismo. Conscientes da importância desse tratamento e do desafio que é o acesso a esses medicamentos, eles decidiram agir em prol da comunidade. 

O gesto desses vereadores representa um marco significativo na busca por uma abordagem mais atual e esclarecida em relação ao uso terapêutico da cannabis. Mundialmente reconhecida por seus benefícios no tratamento de diversas condições médicas, desde a dor crônica até a epilepsia refratária, a cannabis tem sido alvo de inúmeras pesquisas e descobertas que comprovam seu potencial terapêutico.  

“A aprovação dessa lei é um exemplo inspirador de como a conscientização e o comprometimento de líderes locais podem fazer a diferença na vida das pessoas, agora vamos aguardar o andamento da execução dessa lei, tendo em vista a promessa de parceria com a APEPI para facilitar o fornecimento dos medicamentos direto à secretaria municipal de saúde.” 

Segundo Margarete Brito, fundadora e diretora da APEPI: “A aprovação dessa lei é um exemplo inspirador de como a conscientização e o comprometimento de líderes locais podem fazer a diferença na vida das pessoas, agora vamos aguardar o andamento da execução dessa lei, tendo em vista a promessa de parceria com a APEPI para facilitar o fornecimento dos medicamentos direto à secretaria municipal de saúde.” 

Esperamos que mais cidades sigam o exemplo de Paty do Alferes e a cannabis medicinal caminhe para um futuro mais acessível e promissor, onde sua eficácia terapêutica continua a ser reconhecida e valorizada. 

Conheça o projeto da lei por meio desse link: https://drive.google.com/file/d/1r8OiTflc252XUDiNF-PunFN1uBbEdmnh/view?usp=drive_link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.