Dores crônicas do Câncer podem ser aliviadas com prescrição da planta

O Dia do Médico Oncologista (9 de Junho) no faz lembrar que a Cannabis é utilizada para tratar diferentes tipos de doenças, como Alzheimer e Parkinson, além de quadros de epilepsia. Mas isso você já sabe.  A novidade é que a revista BMJ Supportive & Palliative Care divulgou uma pesquisa realizada em vários centros médicos do Canadá e liderada por Antonio Vigano, da Universidade de McGill, em Montreal, que concluiu: Cannabis pode reduzir dores causadas pelo câncer. 

Os estudos apontaram que a substância pode ser receitada com segurança para pessoas que sofrem com dores causadas pelo câncer. Produtos que combinam os ingredientes ativos tetrahidrocanabinol (THC) e canabidiol (CBD) na mesma medida são particularmente eficazes. Conforme os pesquisadores, os resultados levam a concluir que a cannabis medicinal é um caminho satisfatório quando as drogas convencionais não conseguem atuar de forma efetiva.

Dores crônicas

Durante a pesquisa, os especialistas analisaram as respostas ao tratamento de 358 adultos com câncer num período de três anos e meio, entre maio de 2015 e outubro de 2018. A idade média dos pacientes era de 57 anos, 48% dos quais eram homens. Os três diagnósticos mais comuns foram tumor urogenital, de mama e de intestino. A dor foi o sintoma mais relatado, sendo descrito por 72,5% das pessoas observadas, o que motivou a prescrição de cannabis medicinal.

Conforme os cientistas canadenses, mais da metade dos pacientes que passam por tratamento anticancerígeno e dois terços daqueles com doença avançada ou terminal sentem dor. Opioides mais fortes associados a outros medicamentos, como anti-inflamatórios e anticonvulsivantes, costumam ser prescritos para aliviar o sintoma.

Se você é médico oncologista e está interessado em prescrever cannabis, acesse nosso curso e matricule-se!

Saiba mais: Correio Braziliense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.