
O II Congresso Brasileiro da Cannabis Medicinal (CBCM) acontece nos dias 4 e 5 de maio no Expo center Norte em São Paulo. Esse ano o CBCM abordará as últimas novidades e avanços relacionados à utilização medicinal da planta organizado em dois blocos: Saúde e Negócios e Legislação. Margarete Brito, diretora e fundadora da Apepi, vai participar do painel “A jornada da cannabis: passado, presente e futuro“, dentro do bloco negócios e legislação. O painel convida também Henrique Soares Carneiro (USP) para palestrar e conversar com outras convidadas como CecÃlia GalÃcio (Rede Reforma), Adriana Russowsky (farmacêutica) e a Keila Santos (Revivid), com moderação da Valéria França (Folha de SP). Esse é o maior evento do setor cientÃfico e profissional do Brasil e da América Latina, com mais de 26 horas de conteúdo e cerca de 70 palestrantes.
Serão abordados temas da medicina com casos clÃnicos reais e como a cannabis pode atuar em diversas enfermidades. Além disso, o evento apresenta novos empreendimentos e estratégias para a movimentação da economia desse mercado promissor. A abertura do evento será com a palestra “A indústria farmacêutica e a indústria da cannabis medicinal†com grandes nomes do mercado, como Marcelo Galvão da Tegra, Gustavo Marra da USAHemp e Martin Prado Mattos da Green Care.
Simultaneamente ao Congresso acontece a Medical Cannabis Fair (MCF) – feira cientÃfica e profissional exclusiva para médicos, dentistas, veterinários, profissionais da saúde, investidores e agentes do setor. Uma oportunidade única para conhecer as melhores empresas do mercado e estar à frente das últimas tendências. A visitação é gratuita, basta entrar no site e fazer uma inscrição: www.medicalcannabisfair.com.br
Na ocasião será exibido o filme “O Mundo de Sofia†em primeira mão para o público do Congresso.
O documentário de Rapha Erichsen fala sobre luta de Margarete Brito para cultivar maconha no Brasil. O diretor abordou o tema pela primeira vez em 2014, no filme “Ilegal: a vida não espera“, codirigido com Tarso Araújo. Dez anos depois ele retoma a continuação dessa história. A exibição será em 2 auditórios com capacidade para 420 lugares e outro para 180 lugares.
A exibição acontece dia 4/05 às 19h no Auditório do Congresso, Pavilhão do Expo Center Norte, Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo/SP.
Participe! Quem quiser se inscrever na pré estreia do filme deve confirmar presença aqui: Inscrições Filme

Durante os dois dias de evento, paÃses como Ãfrica do Sul, Alemanha, Argentina, BolÃvia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Espanha, Estados Unidos, Geórgia, Guatemala, Holanda, Honduras, Israel, Malta, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República, Dominicana, SuÃça, Uruguai e Venezuela apresentarão soluções para o uso medicinal da cannabis para diferentes necessidades patológicas, além de serviços para profissionais de saúde e novos negócios industriais.

Momento importante para o debate no Brasil
Esse é um tempo decisivo para o assunto. Temos um novo governo mais receptivo, a Anvisa está aprovando cada vez mais medicamentos, a justiça concede pareceres favoráveis para que diversos pacientes tenham acesso ao CBD via Sistema único de Saúde – SUS ou convênio médico e temos diversos salvo condutos para o auto plantio. Isso sem contar que já existe grande movimentação financeira no paÃs relacionada a cannabis. Dados da New Frontier Data indicam que o setor da cannabis medicinal pode movimentar até R$ 4,7 bilhões por ano no Brasil e criar 300 mil empregos diretos.
Um Estudo realizado em 2019 pelo Instituto de Pesquisa Data Senado, do Senado Federal, aponta que 78% dos entrevistados são favoráveis ao uso medicinal da planta. A pesquisa mostrou ainda que 75% deles concordam com a fabricação de remédios à base de Cannabis pela indústria farmacêutica brasileira e 79% querem a distribuição gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Para Margarete Brito, “sem que haja uma legislação clara e definida para lidar com o debate mundial em torno da planta, o Brasil vai ficar para trás na atual quadra da história. Maconha tem alto potencial nas áreas da saúde e dos negócios e as expectativas que temos são de resultados positivosâ€, afirmou.
Os eventos são organizados pela Sechat, plataforma de conhecimento e negócios voltada ao uso medicinal da Cannabis.
Inscrições para o Congresso: www.congressocannabis.com.br