Óleos da APEPI
A APEPI, de forma pioneira, optou por produzir óleos de acordo com as genéticas (quimiotipos), para garantir uma padronização de terpenos, canabinoides e outras substâncias com propriedades medicinais.
Acreditamos que esse diferencial melhora os resultados dos óleos nos pacientes, trazendo mais consistência à terapia. Por isso, nossos óleos têm o nome de cada quimiotipo que cultivamos e processamos.
Nossas plantas são cultivadas de forma orgânica, respeitando as Boas Práticas de Cultivo de Plantas Medicinais e nosso processo de extração é alcoólico, seguindo as Boas Práticas de Fabricação para laboratórios farmacêuticos.
Nosso veículo de diluição é o azeite de oliva extravirgem e todos os nossos óleos passam por um robusto controle de qualidade, sendo que nosso certificado de análise está disponível para os associados e prescritores apreciarem e terem a certeza de que a APEPI tem um alto padrão de qualidade.
Variações comuns de dosagens
Produtos fitoterápicos podem ter variações do teor de ativos em diferentes lotes, sendo que essa variação não pode ser superior a ±15% do teor que afirmamos ter na embalagem. O laboratório da APEPI tem um padrão de qualidade rigoroso e os óleos só são produzidos e fornecidos aos associados depois de passarem por esse crivo técnico.
Análises
Nossos óleos passam por um controle de qualidade rigoroso, sendo que a APEPI analisa 12 fitocanabinoides diferentes pelo laboratório do CIATox – UNICAMP. A fim de comprovar a segurança do cultivo e da produção dos óleos, a APEPI realiza as análises preconizadas em diversas diretrizes internacionais e também realiza as análises solicitadas pela ANVISA, sendo essas: análise de metais pesados, micotoxinas, solventes residuais e contaminantes microbiológicos, atendendo as especificações da Farmacopeia Brasileira e de outras diretrizes internacionais adotadas para Cannabis. Essas análises são feitas pelo laboratório DallPhylab, laboratório que possui selo REBLAS emitido pela ANVISA e certificação ISO 17025, atestando a qualidade das análises prestadas à associação.
Aqui nós disponibilizamos as análises de cada lote, dando transparência e excelência aos nossos produtos.

Segue abaixo os óleos da APEPI com valores médios dos principais canabinoides:
*Por ser uma planta balanceada há uma variação normal dos canabinóides por fatores climáticos. Optou-se por padronizar o óleo com base no teor de THC, podendo haver uma variação do teor de CBD..
Variações comuns de dosagens
Os fatores ambientais que influenciam nas condições de cultivo, como temperatura, luminosidade e outros; causam variações das substâncias de todos medicamentos à base de plantas. Em julho a Unicamp iniciou as análises dos óleos.
Validade dos óleos
Nós ainda não conseguimos ter exatidão da validade. Inclusive estamos em parceria com a Unicamp para que tenhamos este dado de forma mais precisa.
A validade, portanto, é de aproximadamente 1 ano, se bem conservado. Indicamos manter o óleo em local refrigerado ou fresco, arejado e sem exposição ao sol e ao calor.
Requisitos do receituário médico:
É necessário especificar na receita: óleo da Apepi rico em CBD, CBG, THC ou balanceado. E aí sim dosagem e posologia. É importante colocar o CID na receita, para se adequar as normas exigidas pela ANVISA.
Informamos que os valores dos óleos e da Associação, por ora, continuam os mesmos: Anuidade Associação (R$ 358,00) pode ser parcelada no cartão de crédito em 12 x de 29,90. Óleos artesanais da Apepi custam R$ 180,00. O valor da anuidade não comporta devolução parcial ou total.